Ganho real é fruto da mobilização

Em meio à crise econômica e política brasileira, em que muitas empresas têm endurecido na hora de negociar, a força de mobilização da categoria e do Sindicarne garantiu importantes avanços na campanha salarial de 2017, inclusive aumento real no salário.

O escândalo envolvendo a JBS, a maior processadora de carne do mundo, desestabilizou o setor de frigorífico, que culminou com o fechamento da exportação da carne bovina para o mercado americano. O clima, portanto, era desfavorável para a negociação e atingiu diretamente as empresas que atuam no mercado interno, a grande maioria na Bahia.

Muitas categorias com data-base em maio de outros estados tiveram dificuldades durante a campanha salarial. Mas, o poder de organização, a unidade e a capacidade de mobilização dos trabalhadores nas empresas de abate animal da Bahia garantiram bons resultados.

Vale lembrar que as plantas baianas têm enfrentado dificuldades. Dois frigoríficos no Estado fecharam. O Sindicarne defende a abertura de novas plantas, desde que não sejam fechadas as que já existem. O Sindicato continua na luta em defesa do emprego, salário e melhores condições de trabalho para os funcionários.