História

sindicarneba-300x196

O Sindcarne foi fundado em 16 de Junho de 1990, com o apoio dos sindicatos Metalúrgicos, Sindibeb, Sintracom, Sintercoba e SSC, além do partido político PCdoB. Inicialmente, foi um sindicato de base em Simões Filho/BA, pois já existia outro sindicato, mas que não abrangia o município.

Em 1997, foi formada uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Carnes e Derivados no Estado. Hoje, denominado Sindicarne – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Abate animal e Afins no Estado da Bahia.

O primeiro acordo foi realizado em junho de 1991. No ano seguinte, se formalizou a primeira Convenção Coletiva de Trabalho. Desde então, o Sindicarne tem conseguido garantir direitos para os trabalhadores, como o salário maternidade, creche, lavagem do fardamento, direito à amamentação, participação no sindicato, dentre outros.

A diretoria atual é formada por 24 diretores (as): Adelmiro Almeida, Ademir de Oliveira Bastos, Ângela Maria Ribeiro de Souza, Antonio Ferreira dos Santos, Antonio José Romana da Conceição, Bruno Muniz dos Santos, Cacilda Ferreira de Souza, Daniel Ferreira, Edmilton Souza Pereira, Florinalva Silva dos Anjos, João Pimenta de O. Filho, José Luis dos Ramos Correia, Lídio Ramiro de Santana, Marcio Fiúza de Jesus, Maria das Graças F. dos Santos, Orlando Silva Cerqueira, Paulo Henrique de Souza Dorea, Rita de Cássia Amâncio da Silva, Ronielson Oliveira Conceição, Ronivaldo de Jesus Santana, Rosenildo Almeida Pires, Teobaldo Pereira Santos, Washington Santos Almeida e Zezilto Soares dos Santos.

Para construir tudo o que a categoria possui hoje, foi preciso muita disposição para lutar e determinação daqueles que se dispuseram defender o direito dos trabalhadores. Companheiros, batalhas foram vencidas, mas a luta continua com juventude, experiência e atitude, rumo a um país com justiça social.

© Copyright 2019 – Sindicarne Bahia – Todos direitos reservados Criado por João Luiz