A terceirização e o extermínio dos direitos

Direito a férias, 13º salário, licença maternidade, FGTS, aviso prévio. A terceirização, sancionada pelo presidente golpista Michel Temer, no dia 31 de março, acaba com esses direitos dos trabalhadores. O PL 4302, que aprovado recentemente, libera a terceirização em todas as atividades da empresa. Isso significa dizer que uma escola, por exemplo, que antes só poderia contratar serviços terceirizados de limpeza, alimentação e contabilidade, agora também pode ter professores terceirizados.

É o fim do trabalho formal. Com a medida, o governo condena o brasileiro a trabalhar mais e receber menos. Os prestadores de serviços ganham, em média, 30% a menos do que os contratados diretos e têm jornada diária superior também. Sem contar os riscos de acidente de trabalho que são muito maiores. Segundo o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), 75% dos postos de trabalho regulados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), podem deixar de existir. Temer massacra o brasileiro. É por isso que os trabalhadores devem ir às ruas e ampliar a mobilização contra as medidas do governo. A resistência do povo é capaz de barrar tanto retrocesso.